terça-feira, 5 de abril de 2011

Projeto "Creas das Escolas"

Dando continuidade ao Projeto "CREAS nas Escolas", a equipe do CREAS promoveu no dia 1º de abril de 2011, palestra informativa direcionada aos professores do Centro Municipal Dr. Edgar Borges Montenegro, que compreende, além da escola sede, as escolas municipais das comunidades de Mendubim I e II, Cumbe, Torrões, Riacho e Cruzeiro.

O evento contou com a presença de diretores, supervisores, professores e pessoal de apoio do referido centro escolar, além das estagiárias de Serviço Social e Pedagogia que estão estagiando no programa.

A palestra informativa ressaltou o conceito do CREAS, as situações de risco, seus objetivos e a rede de atendimento; Além disso, foi explicado sobre o Projeto CREAS nas Escolas, seus objetivos, suas metas a atingir e suas ações; por fim, foi apresentado a Cartilha do CREAS.

A palestra foi bastante proveitosa, alcançado o seu objetivo, já que os presentes participaram e entenderam o real significado da proposta do CREAS nas Escolas. Para a Diretora do Centro Escolar, a Senhora Nilda Felipe dos Santos “O Projeto CREAS nas Escolas vem ao encontro as necessidades da maioria das escolas, pois é apresentado e vivenciado nas mesmas situações que sozinhas não conseguem resolvê-las por se tratar de ‘problemas sociais’ e, daí a importância do CREAS junto às escolas de tentar amenizar ou resolvê-los para que resultados melhores aconteçam.”
O que é CREAS nas Escolas?
O “CREAS nas Escolas” tem o propósito de descentralizar as ações sociais que são executadas no contexto do órgão que, por sua vez, tem por finalidade específica instrumentalizar para superação de adversidades por meio de ações psicossociais e jurídicas, de resgate da auto-estima e fortalecimento do convívio familiar e comunitário. O CREAS é responsável pelo atendimento às famílias e aos indivíduos com seus direitos violados, mas que ainda estejam com os vínculos familiares, mesmo tênues, e que se encontrem em situação de risco pessoal e social, por ocorrência de violência física, sexual, psicológica, exploração sexual, negligência, uso de drogas e trabalho infantil, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário