CREAS NAS ESCOLAS

PROJETO CREAS NAS ESCOLAS

OBJETIVOS
Geral

Ofertar ações de orientação, proteção e acompanhamento psicossocial e pedagógico individualizado e sistemático a crianças, adolescentes e suas famílias em situação de risco ou violação de direitos e adolescentes em conflito com a lei.

Específicos

·         Diagnosticar a situação da criança e do adolescente em situação de risco pessoal e social.
·         Estabelecimento da Rede de Defesa e Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente mediante eventos e/ou reuniões com as instituições que atendem esse público específico para possibilitar o fluxo de atendimento desde a denúncia e sua notificação até a resolução dos casos ou o seu impedimento dentro de rede.
·         Atendimento psicossocial individual às famílias das crianças e adolescentes com salas equipadas com instrumentos específicos para o nosso público alvo.
·         Atividades de mobilização e articulação com as instituições da Saúde, da Educação, bem como, os programas e projetos governamentais e não-governamentais do município que atendem crianças e adolescentes com a finalidade de desenvolver um trabalho preventivo e de conscientização sobre a temática da violência, abuso e exploração sexual e da drogadição.
·         Ofertar atividades sócio-educativas e pedagógicas que estimule o desenvolvimento social, cultural e intelectual das crianças e adolescentes.
·         Produção de material didático e informativo que será utilizado em eventos e reuniões promovidos pelo CREAS, com instituições e o público alvo.
·         Reinserção do adolescente em conflito com a lei na sua comunidade, bem como a reestruturação ou orientação de sua relação com seu núcleo familiar.
·         Ofertar oficinas e/ou mini-cursos para o desenvolvimento de atividades profissionais.

METODOLOGIA

Os atendimentos especializados e as atividades a serem executadas como os usuários levarão em consideração a particularidade dos mesmos, ou seja, o contexto sócio-familiar a situação específica de violação dos direitos e os interesses dos mesmos em desenvolverem as atividades ofertadas no CREAS. No entanto a equipe técnica dará todo suporte aos usuários e aos seus familiares.

Considerando esses requisitos, serão desenvolvidas as seguintes atividades:

  • Atividades culturais e recreativas com os usuários
  • Atividades terapêuticas com os usuários e seus familiares
  • Realização de seminários para a Comunidade
  • Realização de Reuniões com as instituições de educação, saúde e Conselho Tutelar.
  • Realização de Palestras nos programas e projetos governamentais que atendem crianças e adolescentes abordando temáticas como: drogas, violência, educação sexual, abuso e exploração sexual.